segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Qual a diferença entre águia, falcão e gavião?


Se formassem uma família, daria para dizer que as águias e os gaviões são irmãos e os falcões, uma espécie de primo de ambos. Existem várias pequenas diferenças que separam de um lado os dois "brothers" e do outro os falcões:
• Cor dos olhos
Águias e gaviões têm olhos amarelos ou vermelhos, já os dos falcões costumam ser marrons.
• Tipo de asa e de vôo
Falcões têm asas mais estreitas e voam mais reto, o que lhes permite penetrar em florestas com facilidade; já gaviões e águias possuem asas arredondadas e preferem pairar no ar.
• Ninho
Gaviões e águias têm o hábito de construir seus ninhos, o que não ocorre com os falcões
• Arma letal
Os falcões preferem usar o bico para aniquilar suas presas, enquanto os gaviões e as águias utilizam mais as garras afiadas.
Muito mais sutil é a distinção entre os dois "maninhos", que por isso mesmo são classificados pelos especialistas dentro de uma mesma família. "As águias, por definição, são bichos de maior porte e envergadura, com garras grandes e face desenvolvida, enquanto os gaviões têm menor porte", diz o ornitólogo Reginaldo José Donatelli, da Unesp de Bauru (SP). No quadro abaixo a gente dá mais algumas bicadas na complicada classificação dessas aves de rapina.
A gaiola das loucasClassificação dessas aves de rapina não é consenso entre os biólogos
ORDEM FALCONIFORMES
Reúne cerca de 300 espécies de aves de rapina de hábitos diurnos. Entre as famílias em que se subdivide essa ordem estão a accipitridae (águias e gaviões), a falconidae (falcões e carcarás) e a pandionidae (águia-pescadora)
FAMÍLIA ACCIPITRIDAE
Tem cerca de 220 espécies e reúne as águias e os gaviões. Apesar da diferença de porte entre esses dois tipos de aves, elas seguem misturadas nos outros níveis de classificação de espécies (gêneros ou subfamílias)
Algumas espécies - Gavião real (Harpia harpyja) e águia-careca-americana (Haliaetus leucocephalus)
FAMÍLIA PANDIONIDAE
O único membro desta família é a águia-pescadora, que se alimenta exclusivamente de peixes. Para aumentar a confusão, ela também é conhecida como gavião-pescador e alguns biólogos preferem classificá-la como integrante da família accipitridae
Algumas espécies - Águia-pescadora (Pandion haliaetus)
FAMÍLIA FALCONIDAE
Agrupa por volta de 60 espécies de falcões e carcarás. Os carcarás são maiores, têm asas mais desenvolvidas e também se alimentam de animais mortos. Os falcões só comem bichos vivos. Ambos, em geral, são menores que águias e gaviões
Algumas espécies - Falcão-peregrino (Falco peregrinus) e carcará (Polyborus plancus)

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-falcao-gaviao-e-aguia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...